O Decreto Municipal 6.241/2020, publicado no dia 02/04, autorizou e incluiu como serviços essenciais os realizados por agências bancárias e casas lotéricas permitindo que seu funcionamento desde que fossem respeitadas as medidas preventivas.
No entanto, nestes dias da primeira quinzena do mês, que são marcados pela liberação de salários e vencimento dos boletos mensais, fez com que as filas nas portas das agências bancárias e casas lotéricas permanecessem constantemente lotadas no centro cidade.
No decreto municipal foi determinado que as empresas consideradas essenciais deveriam adotar as seguintes medidas: intensificar das ações de limpeza; disponibilizar produtos de assepsia aos clientes; manter medidas de distanciamento entre os consumidores e controle para evitar a aglomeração de pessoas; além de controlar a entrada no estabelecimento a 10 pessoas por vez no interior do local.
Os estabelecimentos, entretanto, vêm adequando as medidas preventivas, cada um do seu jeito, o que faz com que alguns permitam a entrada e saída das pessoas dos locais sem realizar corretamente as medidas preventivas. As agências bancárias, em sua maioria, só estão fazendo uma maior regulação das medidas preventivas que estão determinadas no interior de suas agências.
As medidas mais negligenciadas pelos locais e pessoas estão sendo a manutenção do distanciamento e a utilização de produtos de assepsia. No centro da cidade é possível ver muitas filas nas portas dos estabelecimentos com pessoas aglomeradas por várias horas.
Ressalta-se ainda, que outros estabelecimentos como farmácias e supermercados mantêm os mesmos comportamentos das agências bancarias e lotéricas, principalmente no que tange a entrada indiscriminada e aglomeração de pessoas.
Neste sentido, há uma notável despreocupação tanto da população, quanto dos estabelecimentos em aderir às medidas, o que poderia ocasionar um aumento dos casos de contaminação em Sete Lagoas.
Máscaras
Desde terça-feira (07/04) da semana passada, a Secretária Municipal de Saúde vem orientando e solicitando que as pessoas façam uso da máscara caso precisem sair de casa.
No entanto, essa é uma medida que não vem sendo adotada pela população, que está indo as ruas da cidade sem utilizar a peça, já considerada fundamental para evitar a propagação do vírus.
Notificações
Ontem (15) o Gabinete de Gestão de crise divulgou que a cidade possui 539 casos notificados, dos quais 449 ainda estão sendo investigados.
Em Minas Gerais, os dados apontam mais de 900 casos confirmados e 30 mortes em decorrência da Covid-19.
Importância das medidas preventivas
O Ministério da Saúde orienta um distanciamento de 02 metros entre as pessoas, uma vez que o vírus não é transmitido pelo ar, mas pelo contato com gotículas expelidas por um indivíduo contaminado.
Outras medidas como o isolamento social e a utilização de máscaras, visam evitar a proliferação do vírus em massa, e achatar a curva de crescimento da contaminação, sendo que uma evolução em massa da covid-19 ocasionaria um colapso no sistema de saúde e faria com que as medidas de isolamento permanecessem por um período maior trazendo mais consequências econômicas, sociais e na saúde.
Da Redação