De 15 a 30 de agosto, a população de Sete Lagoas vai escolher a marca da cidade por meio de uma grande campanha com a participação de pessoas, empresas e entidades de sucesso e influência local e regional. A votação será online, pelo site www.vivasetelagoas.com.br. “A marca de uma cidade é importante quando se quer destacar no mercado, resgatar e fomentar a autoestima da população, despertar o sentimento de orgulho e pertencimento, atrair e reter talentos, turistas e negócios”, afirma a consultora do Sebrae, Gisella Simões, diretora executiva do Instituto de Design, Inovação e Tecnologia – IDIT (Florianópolis/SC).
Em busca destes objetivos, uma rede formada pelas principais organizações privadas e públicas de Sete Lagoas participou de um longo trabalho de consultoria com o IDIT para ajudar a construir uma marca para a cidade. O trabalho começou em maio de 2019, seguiu com workshops, palestras, entrevistas e reuniões. Participaram destas etapas empresários, artistas, profissionais da comunicação, entidades representativas, grupos empresariais, Sebrae, Sicoob Credisete, Prefeitura e Câmara.
No dia 16 de junho o IDIT entregou duas opções. O grupo, que a partir de então se tornou o movimento “Sete Lagoas Vive”, decidiu partir para uma eleição aberta para escolher qual será a marca da cidade, para que a escolha seja democrática e que toda a população participe, criando um senso ainda maior de pertencimento. “Vale ressaltar que esta não é uma marca de administração pública, que será substituída a cada nova gestão. É uma marca da cidade de Sete Lagoas, assim como grandes destinos mundiais também possuem a sua, como Nova Iorque (EUA), Amsterdã na Holanda, Porto em Portugal e Madrid na Espanha”, destaca o prefeito Duílio de Castro.
Para isso, o movimento Sete Lagoas Vive já levou à Câmara Municipal a proposta de uma minuta de Projeto de Lei que garanta a perenidade da marca. Também, levou ao prefeito a proposta de que os letreiros que serão instalados na entrada da cidade e dentro da Lagoa Paulino sejam as primeiras edificações desta marca. De acordo com o presidente do Grupo Uai Hotéis e Pousadas, Gabriel Ferrari, juntamente com várias outras entidades, o grupo iniciou um trabalho de identificar vocações e potencializar identidades para fortalecimento do território. “Foram feitas várias oficinas, com uma ampla participação de diversos setores da cidade. Todos foram unânimes quanto ao diagnóstico: nossa população perdeu o sentimento de pertencimento e amor pela cidade. Gostaríamos que esse projeto fosse o ponto de partida de um resgate do setelagoano com Sete Lagoas”, espera.
“Este trabalho surgiu no sentido de entender a demanda para poder atender. Assim, viabilizamos a contratação de uma empresa especializada para que pudesse conduzir os trabalhos com todas as representatividades da cidade. Uma demanda em parceria com o Grupo Uai (Hotéis, Gastronomia e Eventos) e entidades parceiras, no sentido de posicionar o destino Sete Lagoas no mercado”, acrescenta o gestor do Sebrae no território, Alysson Almeida.
Com novos membros a cada dia, já fazem parte do movimento: Sebrae, Sicoob Credisete, Prefeitura, Câmara, Uai Hotéis e Pousadas, ACI, CDL, OAB-SL, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Turi, Unifemm, Ambev, Sindcomércio, Democrata F.C., Jornal Sete Dias, site Setelagoas, Senac, Projeto Interiorizar, Santa Helena Valley, Grupo Alvo, Grupo Ação, Grupo Sinergia, Conversus, Farminas, UAI Gastrô, UAI Eventos, Circuito das Grutas, Associação CriaRH, Preqaria Cia de Teatro, conselheiros municipais de Turismo, Cultura, Patrimônio Histórico, músicos, artesãos, artistas plásticos e produtores culturais. O resultado da votação será divulgado no dia 31 de agosto.
Com Ascom PMSL