O Ministério da Saúde vai antecipar a campanha de vacinação contra a gripe deste ano para o próximo dia 23 de março. A campanha vai ser dividida em três etapas e as doses, que protegem contra os vírus da Influenza, podem ser tomadas em postos de saúde em todo o estado de Minas Gerais.
Segundo a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte (SMS), a primeira etapa, que começa no dia 23, tem como público alvo as pessoas com 60 anos de idade, ou mais, e os trabalhadores da área da saúde.
A partir do dia 16 de abril, a prioridade será para os professores e para integrantes das forças armadas. A última etapa irá começar no dia nove de maio, tendo como alvo as crianças de seis meses a cinco anos de idade, além das gestantes, de pessoas portadoras de doenças crônicas e demais grupos.
A diretora de vigilância em saúde da SMS, Jandira Lemos, explica o porquê das divisões “o Brasil é um país muito grande, precisamos de milhões de doses e dividindo em etapas a gente consegue garantir a vacinação, sem tumultuar as unidades”.
Ainda segundo ela, não há risco de que as doses acabem antes do previsto “as pessoas podem ficar tranquilas que todos os grupos prioritários vão receber a vacina”.
A vacina deste ano é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus Influenza, sendo dois tipos A e um tipo B, segundo Lemos. Ainda segundo a diretora, a vacina é segura e “a contraindicação é apenas para as pessoas que já tiveram reações graves com vacinas anteriores. Mas quero reforçar que é uma vacina muito segura e as principais reações são dor e vermelhidão no local da aplicação”, finaliza.