É preciso ter em mãos os informes de rendimentos para declarar o Imposto de Renda 2020, que poderá ser entregue entre a próxima segunda-feira (2) e 30 de abril
Hoje (28) é o último dia para empresas, bancos e corretoras de investimentos disponibilizarem os informes de rendimentos referentes a 2019. É preciso ter em mãos esses comprovantes para declarar o Imposto de Renda 2020, que poderá ser entregue entre a próxima segunda-feira (2) e 30 de abril.
É melhor declarar o Imposto de Renda 2020 no início ou no fim do prazo?
Empresas, bancos e corretoras podem enviar o informe de rendimentos pelos Correios ou por e-mail ou disponibilizá-lo pela internet ou por aplicativo. Os dados servem para a Receita Federal cruzar informações, saber quanto você pagou de imposto ao longo do ano e verificar se houve sonegação ou não.
O informe de rendimentos da empresa mostra informações como rendimentos tributáveis (salários, por exemplo), contribuições ao INSS e rendimentos tributáveis exclusivamente na fonte (13º salário). Se for o caso, serão informados também o valor do IR já retido na fonte, os rendimentos isentos (como a venda das férias), eventuais contribuições para planos de previdência privada e despesas com planos de saúde e odontológico coletivos.
Quem foi demitido ou pediu demissão de uma empresa em 2019 também deve receber o informe de rendimentos.
O informe de rendimentos dos bancos e das corretoras mostra as operações e as posições financeiras de 2019, como valores depositados na conta e valores investidos em produtos financeiros e seus rendimentos.