A OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um alerta para que profissionais da saúde ao redor do mundo prestem atenção a uma nova síndrome inflamatória que está afetando crianças e adolescentes. Em comunicado feito na última sexta-feira (15), a organização informou que a inflamação pode estar relacionada à Covid-19.
Segundo a OMS, a ligação com o vírus ainda não foi comprovada, mas a doença, chamada de síndrome multi-inflamatória, é grave e, sem o tratamento adequado, pode matar.
Os sintomas são semelhantes aos da Síndrome de Kawasaki e da síndrome do choque tóxico. Entre eles, estão problemas cardíacos, problemas de coagulação no sangue, dores abdominais, vômito e diarreia.
Relação com a Covid-19
Segundo a OMS, a hipótese de que a nova síndrome pode estar relacionada à ocorrência do coronavírus surgiu após a observação dos sintomas em pacientes entre 0 e 19 anos que precisaram de tratamento intensivo para se recuperar do vírus.
A possibilidade ganhou força após testes iniciais em laboratórios mostrarem resultado positivo para a maioria dos casos analisados.
Diagnóstico
No comunicado, a organização informou também que ainda não há nenhum fator que justifique a distribuição geográfica da nova síndrome – com casos notificados majoritariamente na Europa e na América do Norte, mas que é importante estar atento.
“Ainda não está claro o espectro completo da doença e se a distribuição geográfica reflete um padrão verdadeiro ou se a condição simplesmente não foi reconhecida em outros lugares”, pontua o documento. A organização elaborou um guia de diagnóstico preliminar, com base nas observações feitas em laboratório, para orientar equipes médicas de diversos países.
Para garantir a classificação correta da nova doença, a organização defende a necessidade urgente de notificação dos casos.
Com BHAZ