Vendas da Páscoa atende expectativas do comércio

0
207

Empresas que investiram em ações promocionais, como descontos e ofertas, e outras estratégias conseguiram atrair e fidelizar mais clientes durante a data comemorativa

Comerciantes mineiros do ramo alimentício tiveram resultados parecidos ou melhores em relação a Páscoa de 2022, um período de cunho emotivo para muitos brasileiros que comemoravam o abrandamento e reabertura do comércio devido à pandemia. Segundo o balanço de vendas para a data comemorativa, desenvolvido pela área de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, mostra que 25,2% das empresas (hipermercados e supermercados, armazéns, mercearias, bebidas, padarias, hortifrutigranjeiros, açougue e peixarias) de Minas Gerais obtiveram resultados melhores ou iguais em 2022. “O fato de a maioria dos entrevistados terem realizado ações relacionadas à Páscoa indica que as empresas estavam preparadas para a data e buscaram atrair consumidores por meio de estratégias de marketing e promoções”, pontua o economista da Fecomércio MG, Stefan D’Amato.

A pesquisa abordou boa parte das empresas que responderam a pesquisa de expectativa de vendas para a data. O objetivo foi mensurar os resultados gerados pela participação e ações realizadas. O levantamento também revelou que 92,5% dos empresários entrevistados realizaram algum tipo de ação para a data este ano. Apesar de 37,7% dos comerciantes acreditarem que seus resultados de vendas frente a 2022 foram piores, mais da metade (52,2%) notaram resultados iguais ou melhores que no ano passado. Para o economista, a Páscoa é uma data positiva para a maioria das empresas do segmento alimentício, e o resultado inesperado para alguns comerciantes indicam outros fatores, “a competição no mercado pode ter sido acirrada e que algumas empresas precisam de estratégias mais eficazes para se destacarem para contornar os efeitos da alta de juros e inflação”, explica.

Entre as empresas entrevistadas que obtiveram resultados melhores que em 2022, apenas 37,5% já esperavam bons resultados, enquanto, que 22,5% esperam resultados iguais e 22,5% esperavam resultados piores que no ano passado. A pesquisa mostra que para boa parte desses comerciantes, o resultado desse da Páscoa em 2023 foi uma boa surpresa.

O resultado da pesquisa produzida pela Fecomércio MG é um indicativo positivo para o setor alimentício e deve incentivar as empresas a continuar investindo em estratégias de marketing para alcançar bons resultados em vendas. Os dados indicam que as empresas que investiram em ações promocionais, como descontos e ofertas, e outras estratégias conseguiram atrair e fidelizar mais clientes durante a data comemorativa.

A pesquisa revela que a maioria das empresas entrevistadas (59,2%) obtiveram resultados de acordo com suas expectativas durante as vendas de Páscoa. O resultado para a data comemorativa é positivo, embora uma parcela significativa, cerca de 35% relatar não ter alcançado suas expectativas de vendas. 

Olhar econômico – pós Páscoa:

 O fato de a maioria dos entrevistados terem realizado ações relacionadas à Páscoa indica que as empresas estavam preparadas para a data e buscaram atrair consumidores por meio de estratégias de marketing e promoções. Devido a isso, 52,2% relatam ter obtido resultados iguais ou melhores frente a 2022, resultando em um aumento médio de até 30% no volume de vendas para aqueles que tiveram resultados melhores, o que sugere que essas ações foram bem-sucedidas.

A Páscoa foi uma data comercial positiva para a maioria das empresas do segmento alimentício em Minas Gerais, com mais da metade delas tendo resultados melhores ou iguais em comparação ao ano anterior. No entanto, a queda nas vendas para 37,7% das empresas entrevistadas indica que a competição no mercado pode ter sido acirrada e que algumas empresas podem precisar de estratégias mais eficazes para se destacarem e conseguirem contornar os efeitos da alta de juros e inflação.

O resultado da pesquisa é um indicativo positivo para o setor alimentício e deve incentivar as empresas a continuar investindo em estratégias de marketing para alcançar bons resultados em vendas. Os dados indicam que as empresas que investiram em ações promocionais, como descontos e ofertas, e outras estratégias conseguiram atrair e fidelizar mais clientes durante a data comemorativa.

A pesquisa revela que a maioria das empresas entrevistadas (59,2%) obtiveram resultados de acordo com suas expectativas durante as vendas de Páscoa. É importante destacar que o resultado é positivo, embora haja uma parcela significativa (cerca de 35%) de empresas que não atingiram suas expectativas de vendas. 

Metodologia:

Esse levantamento quantitativo do tipo survey telefônico foi realizado com 159 empresas do comércio varejista de produtos alimentícios do estado de Minas Gerais que participaram da pesquisa de expectativa de vendas para a Páscoa. A coleta foi feita entre os dias 11 e 13 de abril de 2023.
Este material está liberado para reprodução, responsabilizando-se o usuário integralmente e a qualquer tempo pela adequada utilização das informações, estando ciente de que pode vir a ser responsabilizado por danos morais e materiais decorrentes do uso, reprodução ou divulgação indevida, isentando a Fecomércio MG de qualquer responsabilidade a esse respeito.
Por fim, fica o usuário ciente da obrigatoriedade de, por ocasião da eventual divulgação das referidas informações, mencionar a Fecomércio MG como fonte de informação.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 84 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.Acesse aqui a íntegra da pesquisa de resultados da P

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui